Idolatria

Quando pensamos em ídolos lembramo-nos das imagens que vemos nas igrejas católicas, ou aquelas dos deuses do Antigo Testamento que a Palavra combate.

Mas na verdade a idolatria é uma tendência infeliz e natural do homem sem Deus. Um ídolo (falso deus) é algo tão central e essencial para nossa vida que se o perdermos, a nossa vida perde praticamente todo o sentido. A ele dedicamos a maior parte da nossa energia, paixão e recursos emocionais e financeiros.

Quase qualquer coisa pode virar ídolo, como por exemplo o casamento ou filhos perfeitos, marido, esposa, trabalho, amor romântico, dinheiro, realização pessoal, acesso a certos círculos, saúde, boa forma, beleza exterior, sexo, dons e talento, senso de dever, virtude pessoal, poder, controle, liberdade, autorrealização, ideologias, valor reconhecido, proveitos, autoexpressão, e até mesmo a religião certa, a doutrina correta, um líder espiritual ou pregador favorito. Ídolo é uma coisa ou pessoa, à qual pedimos aquilo que só Deus pode dar. Dele tiramos consolo, conforto, segurança, identidade porque nos tornamos aquilo que realmente adoramos.

Quando a idolatria aponta para o futuro, e os nossos ídolos são ameaçados, sentimos um medo paralisante. Quando aponta para o passado, pois sentimos que falhamos de algum modo, temos um irremediável sentimento de culpa. Quando a idolatria é sobre o presente, os nossos ídolos são bloqueados ou removidos pelas circunstâncias, ficamos cheios de ira e desespero.

Esta experiência acontece com todos, mesmo o maior ateu tem seus ídolos, que podem ser inclusive, o seu ateísmo e ceticismo ao qual se agarra para responder a tudo. Nesse caso, se alguém lhe mostra a racionalidade da fé fica furioso pois estão a ameaçar seu ídolo.

Quando o Senhor combate a idolatria, não é por mero ciúme ou zelo, como se Ele precisasse de nossa adoração. É porque Ele nos ama e sabe que os ídolos sempre falham. O Senhor quer evitar a nossa queda e fracasso porque ídolos não podem realmente dar o que deles esperamos.

Precisamos de uma autoavaliação séria e inspirada pelo Senhor. Uma sondagem do Espírito para perceber nossos ídolos e enterrá-los. Só o Senhor é Deus. Única fonte de vida, segurança, certeza, salvação, direção e paz. Fomos feitos por Ele e para Ele e só nEle teremos o que precisamos. Seja Ele o único foco da vida e adoração.

Pr. Joed Venturini